O que faz um Endocrinologista? Saiba mais sobre a atuação desse especialista.

endocrino

Quando se fala em médicos especialistas, é comum ter dúvidas sobre as suas funções e áreas de atuação. No mundo da Medicina, cada especialidade tem o seu propósito e importância. Nesse sentido, você sabe o que faz um endocrinologista?

O profissional trata doenças que afetam o sistema endócrino, responsável pela regulação de processos vitais no corpo. Assim, conhecer em detalhes a rotina do especialista é importante para quem deseja ingressar nesse ramo.

Acompanhe a leitura para descobrir o que faz um endocrinologista!

O que faz um endocrinologista?

O endocrinologista é o profissional especializado no tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças relacionadas às glândulas endócrinas. Elas são responsáveis pela produção de hormônios, substâncias que regulam várias funções em nosso corpo.

Distúrbios como problemas na tireoide, diabetes, desordens da glândula suprarrenal, entre outras, estão dentro da competência desse médico. Quando existem desequilíbrios hormonais, muitas funções do corpo podem ser afetadas, resultando em sintomas que variam de leves a graves.

garganta
O endocrinologista é o profissional especializado no tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças relacionadas às glândulas endócrinas. Fonte: Shutterstock.

O endocrinologista costuma atender em consultórios, no entanto, ele pode atuar ainda em unidades de internação e ambulatórios, além de laboratórios de patologia, hormônios e radioimunoensaio.

Agora, confira com mais detalhes o que faz um endocrinologista!

Diagnóstico e tratamento de distúrbios hormonais

Os endocrinologistas diagnosticam e tratam diferentes distúrbios hormonais, incluindo diabetes, doenças da tireoide, doenças da glândula adrenal, distúrbios do crescimento, distúrbios do sistema reprodutivo, como síndrome dos ovários policísticos, e muitos outros.

Gerenciamento de diabetes

Um dos principais focos do endocrinologista é o tratamento de pacientes com diabetes. Eles ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue, prescrevem medicamentos quando necessário e fornecem orientações sobre dieta e estilo de vida para controlar a condição.

Avaliação e tratamento da tireoide

Os endocrinologistas tratam doenças da tireoide, incluindo hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos na tireoide e câncer de tireoide. Eles realizam testes de função da tireoide, como exames de sangue, para diagnosticar e monitorar essas condições.

exame
Os endocrinologistas tratam doenças da tireoide, incluindo hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos na tireoide e câncer de tireoide. Fonte: Shutterstock.

Avaliação e tratamento de distúrbios metabólicos

Os endocrinologistas lidam com distúrbios metabólicos, como obesidade e síndrome metabólica. Eles oferecem orientação sobre perda de peso, planejamento de dietas e, quando necessário, prescrevem medicamentos para controlar o metabolismo e os níveis de gordura no sangue.

Avaliação e tratamento de distúrbios do crescimento

Em crianças, os endocrinologistas diagnosticam e tratam distúrbios do crescimento, como deficiência de hormônio do crescimento. Eles podem prescrever terapias de reposição hormonal para estimular o crescimento adequado.

Avaliação e tratamento de distúrbios reprodutivos

No caso de problemas hormonais relacionados à fertilidade e saúde reprodutiva, os endocrinologistas auxiliam no diagnóstico e tratamento. Eles podem lidar com condições como infertilidade, irregularidades menstruais e desequilíbrios hormonais.

Quais são as doenças tratadas pelo endocrinologista?

Para entender de maneira mais aprofundada o que faz um endocrinologista, é importante conhecer as doenças tratadas pelo profissional. Veja abaixo!

Obesidade

A obesidade é uma condição médica caracterizada pelo excesso de peso corporal devido ao acúmulo de gordura. Além das questões relacionadas a maus hábitos alimentares e sedentarismo, os desequilíbrios hormonais também podem contribuir para o desenvolvimento do problema.

O endocrinologista avalia as disfunções hormonais que contribuem para o aumento de peso e ajuda os pacientes a adotar medidas para reduzir o risco de complicações associadas à obesidade.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide produz hormônios em excesso, resultando em um metabolismo acelerado. Os sintomas podem incluir insônia, sensação de calor excessivo, coração acelerado e fraqueza muscular.

O tratamento endocrinológico visa normalizar a produção de hormônios tireoidianos e prevenir complicações, como insuficiência cardíaca congestiva e osteoporose.

Síndrome de Ovários Policísticos (SOP)

A SOP é uma condição hormonal que afeta mulheres e envolve alterações nos níveis de hormônios, levando à formação de cistos nos ovários. Essa síndrome pode causar uma série de sintomas, incluindo o aumento dos níveis de hormônios, como a testosterona, resultando em acne, crescimento de pelos excessivos e irregularidades menstruais.

O endocrinologista ajuda no diagnóstico e tratamento da SOP, que pode incluir a regulação dos hormônios e a promoção da fertilidade, quando necessário.

Diabetes

A diabetes é uma doença crônica caracterizada por níveis anormais de açúcar no sangue por conta da falta de produção ou ação da insulina. Existem vários tipos de diabetes, incluindo tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional e pré-diabetes.

O endocrinologista desempenha um papel fundamental no manejo da doença, prescrevendo medicações, ajustando planos alimentares e promovendo mudanças no estilo de vida para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Qual é a importância do tratamento endocrinológico?

O tratamento endocrinológico desempenha um papel vital na manutenção do equilíbrio hormonal do corpo e no bom funcionamento de todos os sistemas do organismo. Os hormônios são importantes na regulação de diversas funções do corpo, desde o metabolismo e o crescimento até o sistema imunológico e o humor.

medica
O endocrinologista é especializado em identificar a causa dos desequilíbrios hormonais. Fonte: Shutterstock.

Quando há um desequilíbrio hormonal, podem ocorrer uma série de problemas de saúde que afetam negativamente o bem-estar geral. Os sintomas podem incluir fadiga, ganho ou perda de peso, depressão, problemas de pele e cabelo, entre outros.

Além disso, o não tratamento de distúrbios hormonais pode levar a condições de saúde mais graves. Por exemplo, a diabetes, uma condição que envolve desequilíbrios hormonais, quando não tratada, pode resultar em complicações sérias, como doença cardíaca, insuficiência renal e danos aos nervos. Da mesma forma, distúrbios da tireoide não tratados podem levar a complicações graves, como câncer de tireoide.

O endocrinologista é especializado em identificar a causa dos desequilíbrios hormonais. Ele realiza avaliações detalhadas para determinar o que está afetando a produção e a regulação dos hormônios. Uma vez identificada a causa, o profissional pode criar um plano de tratamento direcionado e eficaz.

Como está o mercado de trabalho para o endocrinologista?

O mercado de trabalho para endocrinologistas no Brasil está em expansão e oferece diversas oportunidades. Problemas como obesidade e diabetes estão se tornando cada vez mais comuns, e as mudanças nos padrões alimentares e de estilo de vida desempenham um papel significativo nesse cenário.

Como resultado, a demanda por endocrinologistas tem crescido bastante, já que esses profissionais desempenham um papel fundamental no diagnóstico, tratamento e gerenciamento dessas doenças.

Para os endocrinologistas no início de carreira, há várias opções de prática clínica. Eles podem trabalhar em ambulatórios de hospitais, se filiar a clínicas já estabelecidas ou até mesmo abrir o próprio consultório.

Além disso, a rede pública de saúde oferece oportunidades para atuar em ambulatórios de especialidades e hospitais, proporcionando assistência a pacientes que dependem do sistema público de saúde.

Como se tornar um endocrinologista?

A primeira etapa para se tornar um endocrinologista é fazer o curso de Medicina em uma boa faculdade. Após a conclusão, o médico deve fazer um estágio ou uma especialização de, no mínimo, dois anos em algum local reconhecido pelo SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Após isso, você deve realizar a prova de título de especialista. Por meio desse processo, o profissional passa a ser reconhecido como endocrinologista pela AMB (Associação Médica Brasileira). Depois, o endocrinologista deverá conseguir o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) junto ao Conselho Regional de Medicina de seu estado.

Invista no seu futuro!

Após entender o que faz um endocrinologista, você tem o desejo de seguir carreira nesse ramo? Então saiba que o primeiro passo é fazer o curso de Medicina em uma faculdade conceituada e reconhecida pelo MEC.

Se você mora na Bahia, por exemplo, ou deseja estudar nesse estado, você pode optar entre a unidade Eunápolis da Pitágoras ou a de Lauro de Freitas da UNIME.

Já no Maranhão, o curso de Medicina está disponível nas unidades Codó e Bacabal da Pitágoras. Por fim, também é possível escolher entre mais duas opções de referência para a graduação em Medicina: a unidade de Campo Grande da Uniderp, no Mato Grosso do Sul, e a unidade de Cuiabá da UNIC em Mato Grosso!

Você terá acesso a bolsas de estudos, formas de ingresso facilitadas e laboratórios de ponta!

Não perca mais tempo. Inscreva-se no vestibular de Medicina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima