Como ser Esteticista? Conheça o melhor curso para trabalhar na área!

Se você gosta de pesquisar sobre tratamentos estéticos e tem vontade de atuar no ramo, temos uma boa notícia: o segmento de cuidados com o corpo cresceu bastante nos últimos tempos e hoje conta com ótimas oportunidades.

No entanto, à medida que a procura cresce, também há a necessidade de aperfeiçoamento e estudo. Nesse sentido, você sabe como ser esteticista? Neste conteúdo, vamos explicar o que é necessário para seguir carreira no ramo.

Acompanhe a leitura!

Como ser esteticista?

Para ser um esteticista, o primeiro passo é concluir o ensino médio. Depois, você deve ingressar no curso Tecnólogo em Estética e Cosmética, formação que permite que os profissionais sejam capazes de atuar no planejamento e na execução de procedimentos de estética corporal, facial e imagem pessoal.

Assim, lembre-se de que a capacitação faz toda a diferença, e o curso de Estética e Cosmética é um requisito para atuar na área.

Como é o curso de Estética e Cosmética?

O curso de Estética e Cosmética é uma opção de formação superior que visa capacitar profissionais especializados na promoção de saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida. Diferentemente de cursos técnicos, a graduação conta com diploma tão válido quanto os cursos de Bacharelado e Licenciatura, exigindo a conclusão do ensino médio para ingresso.

O curso é do tipo Tecnólogo e oferece uma abordagem prática, voltada para a formação de profissionais prontos para atuar no mercado de trabalho. Os conteúdos são específicos, com foco em técnicas e métodos aplicados que desenvolvem as habilidades e competências necessárias para a atuação no campo da Cosmética e Estética.

Ao longo do curso, os alunos adquirem conhecimentos relacionados ao planejamento e execução de procedimentos de estética facial, corporal, imagem pessoal e visagismo. Além disso, o currículo abrange a elaboração, composição e aplicação de cosméticos.

Quantos anos dura o curso de Estética e Cosmética?

Na Anhanguera, o Tecnólogo em Estética e Cosmética tem uma duração de 3 anos e meio, com carga horária total de 2.600 horas distribuídas ao longo de 7 semestres.

Essa especificidade de tempo é uma característica dos cursos Tecnólogos, que são mais direcionados e específicos, com todas as aulas tendo uma relação direta com as atividades cotidianas de um esteticista.

A rapidez na formação não compromete a qualidade do curso. Pelo contrário, reflete a eficiência do programa em fornecer conhecimentos essenciais de forma concentrada e aplicável ao mercado de trabalho.

A vantagem adicional desses cursos de curta duração é o menor investimento financeiro, já que a lógica é simples: menos tempo de estudo resulta em menos mensalidades a serem pagas ao longo do curso.

Dessa forma, a faculdade de Estética e Cosmética oferece uma formação completa e focada, permitindo que os estudantes obtenham o seu diploma de graduação em um período relativamente curto e estejam prontos para ingressar no mercado de trabalho.

Quais são as principais matérias do Tecnólogo em Estética e Cosmética?

O curso de Estética e Cosmética abrange diversas matérias essenciais, proporcionando aos estudantes conhecimentos amplos e práticos para atuar no campo da estética facial, corporal e capilar.

A grade curricular visa preparar os alunos para entender e resolver as demandas específicas dos clientes, abrangendo desde o planejamento até a execução de intervenções.

Você aprende, ainda, como manipular equipamentos específicos da área, regras de biossegurança, composição dos cosméticos e como escolher produtos de acordo com cada tipo de pele ou cabelo.

Apesar de falarmos tanto em beleza, é importante lembrar que os procedimentos mexem com a autoestima do ser humano e têm potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É por isso que o curso também aborda assuntos como Psicologia aplicada à saúde, efeitos emocionais e imagem pessoal.

Têm até aulas de empreendedorismo na Anhanguera para quem pretende abrir o próprio negócio ou trabalhar na gestão de centros estéticos. Confira alguns dos principais conteúdos estudados:

  • Recursos Cosméticos Aplicados à Estética;
  • Técnicas de Massagem Facial: Drenagem Linfática, Massagem de Rejuvenescimento, e Massagens Clássicas;
  • Técnicas de Massagem Corporal: Drenagem Linfática, Massagem Modeladora, Massagem com Pedra Quentes e outras clássicas;
  • Cosmetologia Aplicada nas Disfunções Estéticas;
  • Métodos Aplicados à Estética Corporal: Avaliação Corporal, Renovação da Pele, Tratamentos de Criolipólise e Heccus;
  • Métodos Aplicados à Estética Facial: Avaliação Facial e Procedimentos como Limpeza de Pele;
  • Recursos Estéticos Manuais, como Massagem Redutora;
  • Terapias Alternativa e Qualidade de Vida: Aromaterapia, Cromoterapia, Geoterapia, Massagem Ayurveda e Técnicas de SPA;
  • Primeiros Socorros;
  • Técnicas Aplicadas à Estética Facial: Tratamento de Manchas com Peelings Físicos e Químicos;
  • Técnicas Aplicadas à Estética Corporal;
  • Técnicas Aplicadas à Estética Capilar: Saúde do Couro Cabeludo;
  • Técnicas de Visagismo Capital e Cosméticos Aplicados à Saúde do Cabelo;

Como é a rotina do estudante de Estética e Cosmética?

Os estudantes de Estética e Cosmética têm aulas teóricas para adquirir conhecimentos fundamentais sobre procedimentos, produtos, e técnicas. As disciplinas práticas são frequentes, principalmente em cursos presenciais, envolvendo o uso de equipamentos específicos e a aplicação de procedimentos estéticos.

Visitas técnicas a clínicas de estética, spas ou feiras do setor também podem ser parte da rotina para proporcionar uma visão prática do mercado. Você poderá participar de eventos, workshops ou feiras relacionadas à estética e cosmética, proporcionando networking e exposição às últimas inovações do setor.

mascara
Estudante de Estética: aprendizado prático e teórico para aprimorar habilidades no universo da beleza. Fonte: Shutterstock.

A rotina também inclui períodos de avaliações e provas, tanto teóricas quanto práticas, para medir o entendimento e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Quais são as modalidades do curso de Estética e Cosmética?

O curso de Estética e Cosmética é oferecido em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial. Na primeira, o aluno precisa comparecer ao polo de ensino durante os 5 dias da semana para assistir às aulas, fazer provas, realizar atividades práticas etc.

Logo, essa modalidade oferece vantagens como maior interação entre alunos e professores, assim como o acesso a recursos e infraestrutura da instituição.

Já no formato semipresencial, parte da carga horária deve ser cumprida no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da instituição. Assim, os estudantes assistem às aulas teóricas e, de 1 a 3 vezes por semana, comparecem ao campus para fazer as atividades práticas.

Essa é uma escolha frequente para aqueles que valorizam o convívio com colegas e professores para um aprendizado mais efetivo, mas apresentam uma rotina corrida.

Onde é possível trabalhar como esteticista?

Como esteticista, existem diversas opções de locais onde é possível trabalhar, e essas oportunidades podem variar de acordo com a especialização e o interesse específico do profissional.

Algumas das principais áreas de atuação para esteticistas incluem:

  • clínicas de estética;
  • salões de beleza;
  • spas e resorts;
  • centros de bem-estar e saúde;
  • atendimento domiciliar;
  • hospitais e clínicas;
  • clínicas médicas de dermatologia e cirurgia plástica.
tratamento
Clínicas, spas, salões: onde o esteticista atua.. Fonte: Shutterstock.

Faça já o curso de Estética e Cosmética!

Se você tinha dúvidas sobre como ser esteticista, entendeu que é necessário fazer o curso Tecnólogo em Estética e Cosmética? Assim, os alunos recebem todo o conhecimento para atuar na profissão de forma ética e legal.

Para isso, é fundamental estudar em uma instituição de ensino conceituada e renomada. Na Anhanguera, as aulas ocorrem em salas de aula multimídias e em laboratórios de ponta. Ainda, há outras vantagens exclusivas, como:

  • corpo docente qualificado;
  • formas de ingresso facilitadas;
  • bolsas de estudos que ajudam na permanência dos alunos no ensino superior;
  • diversas modalidades de ensino.

Gostou? Então não perca mais tempo. Inscreva-se no vestibular de Estética e Cosmética na Anhanguera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima