Bateu aquela dúvida na hora de escolher uma graduação? Em algum momento da vida, principalmente ao finalizar o ensino médio, todos passamos por isso. Se você ainda não sabe se quer cursar Biomedicina ou Fisioterapia, vamos apresentar informações sobre as duas formações para auxiliá-lo a tomar uma decisão.
Embora similares na teoria, cada uma segue um caminho quando se trata da prática. Para conhecer mais sobre os cursos, é fundamental verificar a grade curricular e as áreas de atuação.
Acompanhe a leitura e conheça as diferenças entre Biomedicina e Fisioterapia!
Como é o curso de Biomedicina?
Um dos cursos mais buscados da área da saúde é a Biomedicina. Como o próprio nome indica, a carreira abrange conhecimentos da Biologia e da Medicina. Durante as aulas, os alunos aprendem conhecimentos práticos e teóricos para a gestão e análises laboratoriais, citopatológicas, emissão de laudos e leitura de exames.
Todo o aprendizado é aplicado na prática por meio dos laboratórios. A grade curricular contempla algumas disciplinas como:
- biodiagnósticos;
- gestão hospitalar;
- fundamentos das áreas de saúde pública e Ciências Biológicas;
- fabricação e venda de produtos biomédicos.
Com duração de 4 anos, a graduação em Biomedicina forma profissionais preparados para investigar doenças que impactam a saúde humana, vegetal e animal. A atuação principal é na coleta de amostras biológicas, pesquisas e exames com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas.
Como é o curso de Fisioterapia?
A faculdade de Fisioterapia é oferecida no grau Bacharelado e o objetivo é formar profissionais aptos a promover a reabilitação de pessoas por meio de uma terapia personalizada, o que proporciona melhorias na capacidade funcional e física dos pacientes.
Ao todo, o curso tem duração de 5 anos. Nos dois últimos períodos, o estudante deve elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e fazer estágios obrigatórios.
A matriz curricular do curso mescla conteúdos gerais da área da saúde e disciplinas mais específicas, com a intenção de ensinar os procedimentos mais usados nos tratamentos. Alguma das principais matérias estudadas durante a faculdade são:
- Fisioterapia Dermatofuncional;
- Prótese e Órtese;
- Recursos Terapêuticos Manuais;
- Primeiros Socorros;
- Cinesioterapia Aplicada.
Quais são as diferenças entre Biomedicina e Fisioterapia?
Antes de decidir entre os cursos de Biomedicina ou Fisioterapia, é fundamental entender as diferenças entre as duas formações. O dia a dia dos biomédicos é no campo das pesquisas e análises clínicas para classificar e identificar os agentes causadores das doenças.
Os profissionais do ramo desenvolvem vacinas e melhoram medicamentos para prevenir e combater enfermidades em prol de mais qualidade de vida às pessoas. Já os fisioterapeutas fazem o tratamento e diagnóstico de disfunções motoras que são causadas por diferentes motivos.
Logo, eles atendem trabalhadores com doenças ocupacionais, pessoas com deficiência, pacientes acamados e atletas lesionados.
Qual é o perfil do biomédico?
Após conhecer as principais diferenças entre Biomedicina e Fisioterapia, é importante conhecer o perfil dos profissionais para fazer uma boa escolha. No caso do biomédico, é importante gostar de atuar no ambiente de laboratório e realizar análises de amostras variadas.
Quem se identifica com o tema de Biologia e gosta de pesquisa científica pode se dar bem no ramo. Veja outras habilidades desejáveis do biomédico!
Trabalho em equipe
Muitas vezes, os biomédicos trabalham em equipes multidisciplinares, colaborando com médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde.
Responsabilidade ética
A ética é fundamental na prática biomédica. Os biomédicos devem seguir rigorosamente padrões éticos e garantir a confidencialidade e o respeito pelos pacientes e pela pesquisa.
Curiosidade
A curiosidade é outra característica importante de um biomédico. O trabalho inclui a análise de diversos fatores que contribuem para chegar a uma solução. Por isso, quem escolhe a profissão deve estar preparado para estudar, se dispor a aprender mais assuntos e ficar atento às novidades do ramo.
Qual é o perfil do fisioterapeuta?
Uma das características mais importantes de um fisioterapeuta é gostar de atuar junto às pessoas, já que elas são o foco da profissão. Em muitos casos, os profissionais devem lidar com pacientes psicologicamente abalados.
Portanto, saber como motivá-los por meio de conversas e aconselhamentos é a chave para uma recuperação mais rápida. Confira outras habilidades que devem ser desenvolvidas!
Empatia e comunicação
Habilidades de comunicação são essenciais para estabelecer uma relação terapêutica com os pacientes. A empatia é fundamental para compreender as necessidades e preocupações dos pacientes.
Raciocínio clínico
Os fisioterapeutas precisam desenvolver habilidades de raciocínio clínico para avaliar as condições dos pacientes, identificar problemas subjacentes e criar planos de tratamento personalizados.
Trabalho em equipe
Muitas vezes, os fisioterapeutas trabalham em equipes multidisciplinares, colaborando com médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde.
Como escolher a melhor alternativa?
Cuidar da saúde é uma preocupação crescente, o que abre espaço para vagas tanto para biomédicos quanto para fisioterapeutas. Com a evolução da área da tecnologia e ciência, a demanda tende a se intensificar, trazendo mais oportunidades aos profissionais qualificados.
Entre Biomedicina ou Fisioterapia, a melhor alternativa é aquela que melhor se encaixa com as suas metas profissionais. Prefere lidar com pessoas ou pesquisas? Quer atuar de forma direta com os pacientes ou ajudar os profissionais da saúde na descoberta de medicamentos e vacinas?
Leve todos esses questionamentos em consideração no momento de escolher o melhor curso. Tente se projetar nos dois para avaliar qual traz mais realização. Lembre-se de que a profissão acompanhará o seu dia a dia daqui em diante e, por isso, aposte naquela que fez os seus olhos brilharem!
Agora é com você!
Agora que você já conhece as diferenças entre Biomedicina ou Fisioterapia, saiba que é importante analisar as suas preferências para fazer a melhor escolha de curso. O próximo passo é estudar em uma faculdade conceituada, renomada e preparada para oferecer um ensino de excelência.
Na Anhanguera, você encontra isso e muito mais. Em nossa instituição de ensino, o corpo docente é formado por mestres e doutores experientes. Além disso, as aulas práticas são realizadas em laboratórios de ponta e bem equipados.
Gostou do post e quer se destacar na profissão? Então inscreva-se no vestibular da Anhanguera e saia na frente!
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.