O nosso entendimento sobre o que é saúde ou doença não é totalmente “natural”, mas sim um conjunto de crenças, elementos culturais e descobertas. Na realidade, a definição desses termos pode mudar de pessoa para pessoa, mesmo que só um pouco. Naturalmente, também há vários campos de estudo que se dedicam à relação entre esses termos. Por exemplo, você sabe o que é Antropologia da Saúde?
Para quem pretende fazer faculdade em psicologia com foco na área de saúde, esse é um campo de estudos bem importante a considerar. E se você tiver bastante afinidade pelos temas ligados à antropologia, pode ser uma boa ideia tornar esse o foco dos seus estudos no futuro.
Acompanhe e entenda melhor o que é Antropologia da Saúde, sua importância e como é sua atuação na prática.
O que é Antropologia da Saúde?
A Antropologia da Saúde é um campo de estudos que faz uso dos conceitos antropológicos, culturais e sociais de um meio para explicar a ideia de saúde, doença e bem-estar em um determinado contexto. Isso mantendo em mente que essas definições podem ser bem diferentes para cada indivíduo ou grupo.
É importante reforçar que o que definimos como “doença”, “saúde” e “bem-estar” são resultado de vários outros fatores, apenas um dos quais é a biologia. O que é considerado saudável, aceitável ou mesmo encorajado em uma cultura ou etnia pode ser considerado uma anormalidade ou doença em outra.
A ideia central por trás dessa distinção é compreender como essas diferenças devem ser levadas em conta na hora de definir um tratamento ou mesmo considerar medidas de saúde mais amplas. Os métodos que são aplicados em um determinado contexto podem não se adequar tão bem a outros grupos. Porém, isso não significa que eles não podem ter acesso a esses serviços essenciais.
Como é sua atuação na prática?
Depois de entender o que é Antropologia da Saúde, ainda pode ser difícil visualizar como o profissional dessa especialidade atua na prática. A verdade é que boa parte de sua contribuição vem na forma de pesquisas, reunindo conhecimento que pode ser usado como referência por outras disciplinas.
Veja aqui alguns exemplos de sua atuação na prática.
Coleta e análise de dados
Como mencionamos acima, a base da Antropologia da Saúde está na pesquisa científica, o que inclui, em grande parte, a coleta e análise de informações já disponíveis. Por exemplo, uma análise aprofundada dos dados de serviços de saúde em determinadas áreas e como eles se correlacionam com certos elementos e particularidades da população local.
A intenção aqui é utilizar os instrumentos de análise para tirar conclusões sobre o quadro atual de determinada área. A partir disso, é possível identificar se há alguma deficiência ou se a forma como o serviço é prestado no momento tem um impacto negativo na população.
Pesquisa antropológica de campo
A Antropologia, de forma geral, é uma área de estudos que se dedica a conhecer o ser humano em suas diferentes perspectivas e culturas. Para isso, sempre foi necessário estar em contato com essas diferenças, ver como esses elementos afetam o cotidiano do grupo e como se relacionam com outros fatores externos, incluindo a promoção de saúde.
Naturalmente, o psicólogo aqui vai até essas áreas, conversa com os grupos-alvo e tenta compreender quais são suas definições de saúde, doença e bem-estar, qual é o papel delas e como garantir o melhor acesso aos serviços necessários.
Por exemplo, o profissional entra em contato com uma área com a qual a equipe de saúde teve mais dificuldade de trabalhar. Após passar algum tempo observando suas dinâmicas e costumes, pode estabelecer um diálogo com essas pessoas e descobrir como ambos podem cooperar.
Orientação e desenvolvimento de políticas públicas
No fim das contas, o objetivo final do trabalho de Antropologia da Saúde é garantir que a população tenha acesso aos serviços de saúde sempre que necessário. Algo que implica também na melhor relação entre os órgãos públicos e os costumes locais.
Sendo assim, para poder manter uma ponte entre diferentes grupos e essas autoridades, é necessário um profissional que compreenda ambos os lados dessa discussão. É uma especialização muito importante para ajudar no estabelecimento de leis e políticas públicas que atendam às necessidades da população.
Veja como a Anhanguera pode contribuir com o seu sucesso!
Agora você entende melhor o que é Antropologia da Saúde e a importância que ela tem no desenvolvimento e acessibilidade da saúde. Sem dúvida, é uma especialização bastante atrativa para quem deseja atuar com pesquisa e no desenvolvimento de políticas públicas.
Seja qual for a sua escolha, um bom ponto de partida é contar com a melhor instituição de ensino à sua disposição. A Anhanguera conta não só com excelente infraestrutura, mas também com metodologia de ensino em constante evolução e atualização.Se você já escolheu o caminho que deseja seguir em sua formação, inscreva-se no vestibular online Anhanguera e aprenda mais sobre o curso!
Redator por vocação. A experiência em contar histórias também é um diferencial e uma forma de enriquecer toda a trajetória na escrita. Para isso, tudo contribui: meu gosto por leitura, games e conversas, principalmente. Com formação em Psicologia, tenho muita experiência em escrever sobre temas relacionados à saúde e bem estar.