Você sabe o que é ácido hialurônico? Se você gosta de cuidar da pele e tem o desejo de mantê-la sempre viçosa e bonita, provavelmente já ouviu falar sobre ele. De modo geral, consiste em um ativo produzido naturalmente pelo nosso corpo e que apresenta propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno.
Com o avanço das técnicas de beleza, o ácido hialurônico pode ser encontrado em cremes, sendo indicado por dermatologistas e reconhecido em todo o mundo por conta de seus vários benefícios para a pele.
E aí, ficou interessado e quer saber o que é ácido hialurônico e as suas vantagens? Então, continue a leitura!
O que é ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma substância produzida de maneira natural pelo corpo e que preenche os espaços entre as células. O componente pode ser encontrado em maior quantidade no tecido conjuntivo, com alta contração nos olhos e na pele.
Contudo, a produção de ácido hialurônico diminui com o passar dos anos e, por consequência, há o surgimento de marcas de expressão, rugas e perda de volume na pele.
Para que serve o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é responsável por proporcionar volume e sustentação, além de manter a elasticidade e a hidratação da pele. Por essa razão, a substância é muito usada em procedimentos estéticos.
Isso acontece porque, com a diminuição da sua produção com o tempo, a derme se torna mais inelástica, ressecada e flácida. Com isso, muita gente sente a necessidade de repor esse componente, fazendo aplicações na derme.
Outra maneira de utilizar o ácido hialurônico é nas cirurgias para os olhos, para manter a lubrificação da área. Ele ainda é útil em processos de regeneração e cicatrização de feridas.
Além disso, por ser a mesma substância presente nas articulações, conta com uma função importante na suplementação do fluido já existente no corpo humano. Desse modo, ele ajuda no tratamento para artrite, inflamação que acomete essas regiões do corpo.
Quais são os benefícios do ácido hialurônico?
Agora, você vai conhecer, em detalhes, os principais benefícios do ácido hialurônico. Confira!
Combate rugas
As rugas surgem em decorrência da diminuição da produção de colágeno e ácido hialurônico na pele. Além disso, fatores externos como má alimentação, exposição ao sol sem proteção e o fumo também contribuem.
Para combater o problema, o ácido hialurônico pode ser utilizado em forma de dermocosmético.
Alto poder de hidratação
Uma das principais vantagens do ácido hialurônico é o seu alto poder de hidratação. Ele apresenta capacidade de reter água, o que ajuda a manter a pele hidratada, saudável e com viço.
A reposição dessa substância por meio de dermocosméticos devolve a sua hidratação, elasticidade e restaura a aparência saudável da derme.
Diminui os sinais de envelhecimento
Os principais sintomas do envelhecimento da pele são a formação de olheiras e bolsas, o aumento da flacidez e a ausência de volume facial e dos lábios. Ao utilizar produtos corretos, é possível devolver a sua elasticidade e trazer equilíbrio para a pele.
O ácido hialurônico atua nessa firmeza e, junto ao colágeno, a derme se torna mais saudável e livre da aparência cansada.
Como o ácido hialurônico é obtido?
O ácido hialurônico foi isolado pela primeira vez em 1934, utilizando humor vítreo de vaca, ou seja, uma substância viscosa e gelatinosa presente no olho do animal. Mais tarde, foi possível realizar a separação do composto a partir do cordão umbilical humano e do líquido sinovial, um fluido transparente encontrado nos tendões.
Para aplicações clínicas em humanos, inicialmente, nos anos 1990, o ácido hialurônico era obtido de células de origem animal. Hoje, ele também pode ser criado por biotecnologia, a partir da fermentação bacteriana.
Depois, a substância é submetida a procedimentos químicos, até que se forme o hialuronato de sódio, com baixa concentração de endotoxinas bacterianas ou proteínas. Com isso, ele está pronto para ser aplicado no corpo humano.
Como ocorre a aplicação de ácido hialurônico na pele?
De maneira geral, o ácido hialurônico é usado para preencher linhas de expressão e rugas que aparecem na pele por conta do seu envelhecimento. Mas como isso é feito? Veja abaixo!
Injeção
O ácido hialurônico injetável é um produto em forma de gel, ideal para preencher linhas de expressão, sulcos e rugas do rosto. Assim, pode ser aplicado nos lábios, olheiras e em cicatrizes de acnes.
Além disso, pode ser usado para dar sustentação a partes do corpo que perderam essa característica. Por isso, muitas pessoas escolhem aplicá-lo nas mãos e na celulite para deixar a pele mais firme.
Cremes
Outra possibilidade é o uso da substância em forma de séruns ou cremes. Nesse caso, a pessoa deve aplicar o produto diretamente sobre a pele, fazendo com que ela se torne mais hidratada.
Por consequência, é possível observar uma melhora da textura da pele, bem como a suavização de vincos, rugas e outras marcas da idade. É por essa razão que se diz que cremes com ácido hialurônico são excelentes para prevenir o envelhecimento.
Cápsulas
O ácido hialurônico também está presente em cápsulas, que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele, já que atuam no organismo por meio da circulação sanguínea.
Geralmente, o recomendado é ingerir 1 cápsula ao dia, com alguma refeição. Como o remédio auxilia na prevenção de rugas, tomá-lo antes de seu surgimento é um modo eficaz de evitá-las. Contudo, lembre-se de consultar um dermatologista para que ele possa indicar o uso das cápsulas, tudo bem?
Solução oral
A solução oral na forma de spray auxilia na redução do desconforto e da dor provocada por aftas ou úlceras na boca. Nesse caso, o ácido hialurônico forma uma película protetora na mucosa oral, mantendo-a hidratada e ajudando no processo de cicatrização.
Agora é com você!
Agora que já sabe o que é ácido hialurônico, saiba que você pode aprender mais sobre esse assunto ao cursar uma graduação da área da saúde. Na Anhanguera, você encontrará diversas alternativas, como Embelezamento e Imagem Pessoal, Estética e Cosmética, Farmácia, entre outras.
Então, o que está esperando? Em nossa instituição de ensino, é possível encontrar diferenciais exclusivos, como formas de ingresso facilitadas, possibilidade de concorrer a bolsas de estudos e infraestrutura de ponta!
Não perca mais tempo e estude em uma ótima faculdade. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!
Perguntas Frequentes
De modo geral, algumas pessoas são recomendadas a não fazer o uso do ácido hialurônico. Elas são gestantes, mulheres que estão amamentando, situações de alergia e em casos de doenças autoimunes.
Os resultados da aplicação de ácido hialurônico aparecem no mesmo instante. Contudo, esse efeito se torna ainda melhor com o tempo, cerca de 1 mês após o procedimento.
O valor da aplicação de ácido hialurônico depende da clínica e do profissional. A aplicação costuma ser cobrada por sessão, com valores que variam entre R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00.
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.