O que é terapia cognitiva comportamental? Entenda esse tipo de tratamento psicológico!

psico

A Psicologia conta com diversas abordagens terapêuticas para auxiliar os problemas enfrentados pelas pessoas. Uma delas é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), área que considera diversos aspectos do paciente.

Portanto, se você deseja fazer o curso de Psicologia, saiba que é importante conhecer essa abordagem, suas características e como ela funciona. Com isso, é possível oferecer o melhor tratamento para as pessoas.

Neste post, você entenderá o que é Terapia Cognitivo Comportamental e quando ela é indicada. Acompanhe!

O que é Terapia Cognitivo Comportamental?

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem que tem como base a combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. Essa vertente tem caráter orientador e educativo, pautada em uma abordagem direta e focada no momento atual do paciente.

Qual é a teoria central da Terapia Cognitivo Comportamental?

Agora que você já sabe o que é a Terapia Cognitivo Comportamental, chegou o momento de conhecer a sua teoria central. De modo geral, ela defende que, ao mudar as crenças básicas da pessoa sobre si mesma e seu mundo, é possível alterar a maneira como ela se sente, seus humores e comportamentos.

Logo, essa teoria tem como base o modelo cognitivo. Ou seja, ela acredita que o comportamento e a emoção são influenciados pela maneira como a pessoa interpreta os acontecimentos.

psicologa
A teoria central da Terapia Cognitivo Comportamental é a influência dos pensamentos nos comportamentos e emoções. Fonte: Shutterstock.

Imagine que um funcionário é chamado até a sala do seu chefe. Durante a sua caminhada, ele poderá ter pensamentos como:

  • eu vou ser demitido;
  • eu sou incompetente;
  • eu fiz alguma coisa errada.

Durante a ida até a sala do chefe com esses pensamentos, o funcionário pode sentir o coração palpitar, as mãos suadas e trêmulas, a respiração rápida, e pode chegar ao ponto de começar a conversa pedindo desculpas ao chefe.

Contudo, é possível que o chefe tenha o chamado para elogiá-lo sobre o trabalho realizado, para fazer um novo pedido ou pontuar algum erro. Esses pensamentos automáticos e as crenças que as pessoas têm preestabelecidas em suas mentes fazem com que elas se distanciem do contexto e tornem a experiência negativa.

Com isso, é possível gerar respostas e comportamentos emocionais e fisiológicos que geram desconforto.

Como funciona a TCC?

Existem diversas técnicas empregadas na TCC, o que permite ao paciente reaprender sobre seus valores, crenças, comportamentos e filosofias. Vejas as principais:

  • técnicas cognitivas: são destinadas a modificar diversas crenças e pensamentos automáticos, evitar previsões negativas e restabelecer valores pessoais e críticas severas a respeito de si;
  • técnicas comportamentais: são aplicadas para alterar comportamentos, desenvolvendo uma postura mais esperançosa, por meio de relaxamentos;
  • técnicas emocionais: são utilizadas técnicas para desenvolver autoaceitação, desenvolver a inteligência emocional, autocompaixão e favorecer relacionamentos mais saudáveis, a partir da percepção do outro;
  • técnicas interpessoais: buscam desenvolver a comunicação, a linguagem corporal e a escuta ativa, facilitando as relações sociais.

Para quem a Terapia Cognitivo Comportamental é indicada?

A TCC é indicada para qualquer pessoa, principalmente aquela com pensamentos negativos. Eles podem desencadear diversos fatores físicos e emocionais que interferem em muitos âmbitos da vida profissional e pessoal.

Por se tratar de uma terapia mais breve, tem como base tratar os conflitos e as questões que o paciente traz em consultório em um primeiro momento, como questões familiares.

Contudo, essa abordagem conta com variadas áreas de atuação e, ao longo do processo terapêutico, podem ser tratadas diversas questões. Algumas das demandas mais comuns são:

  • estresse;
  • depressão;
  • ansiedade;
  • divórcio;
  • autoestima;
  • autoconhecimento;
  • luto;
  • conflitos familiares.

Quais são as vantagens da Terapia Cognitivo Comportamental?

A TCC oferece diversas vantagens para os pacientes. Saiba mais!

Ajuda no autoconhecimento

Na terapia, a pessoa é estimulada a embarcar em uma jornada de autoconhecimento. O objetivo é que ela tenha entendimento e autonomia em relação às emoções que os pensamentos automáticos geram.

Ajuda no tratamento de diversos problemas

Como você viu ao longo do artigo, a Terapia Cognitivo Comportamental pode auxiliar no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, depressão e fobias. Além deles, a técnica ajuda a tratar os transtornos alimentares, a raiva, os traumas e o estresse.

psico jovem
A TCC ajuda no tratamento de diversos problemas. Fonte: Shutterstock.

Casos como síndrome do pânico, transtornos de personalidade, esquizofrenia, abuso de substâncias e transtorno bipolar também são indicados.

Modifica a forma de raciocínio do paciente

A TCC tem como objetivo modificar a maneira de interpretação do paciente e, por consequência, o comportamento que prejudica a sua vida e gera problemas.

Veja também: E aí? Gostou do post sobre a terapia cognitiva comportamental? Então assista também ao vídeo que preparamos falando sobre a duração da faculdade de Psicologia. Confira!

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que é Terapia Cognitivo Comportamental, saiba que você pode aprofundar os conhecimentos nessa técnica ao cursar a graduação em Psicologia. Nesse caso, é fundamental estudar em uma faculdade conceituada, renomada e preparada para oferecer o melhor ensino aos alunos.

Na Anhanguera, temos tudo isso e muito mais! O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores experientes. Além disso, temos uma infraestrutura de ponta, com laboratórios bem equipados para as aulas práticas! Inscreva-se no vestibular de Psicologia da Anhanguera e saia na frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima