Muitas disciplinas estudam a relação entre o corpo e a mente, especialmente no que diz respeito ao comportamento, reações emocionais e ao movimento. Mais do que isso, há certos campos que estudam todos esses fatores de forma integrada, tendo em mente que eles se influenciam mutuamente. Por exemplo, você já sabe o que é Psicomotricidade?
Esse é um campo já bem desenvolvido, mas que ainda gera diversas dúvidas em novos psicólogos que estão considerando suas opções de especialização. Conhecer essa vertente dá mais opções na hora de se planejar, além de ser útil para compreender mais a fundo outras áreas de atuação.
Acompanhe e entenda o que é Psicomotricidade, sua importância e como ela funciona na prática.
O que é Psicomotricidade?
A Psicomotricidade é um segmento da psicologia surgido da neurologia que avalia o desenvolvimento do ser humano considerando a correlação entre funções motoras, emocionais, cognição e relações sociais. É a combinação de todos esses elementos que levam ao desenvolvimento de novas funções de forma saudável.
Essa linha de estudo surgiu na França em 1947, tendo como principal destaque sua aplicação prática e direta, focada em elementos mais visíveis, como as funções motoras, a comunicação e o raciocínio. Porém, ela só passou a ser reconhecida como especialização profissional no Brasil em 2019.
Se bem aplicados, seus métodos podem contribuir com vários aspectos da vida e do bem-estar dos pacientes. Está principalmente presente no desenvolvimento infantil, mas também é utilizada em vários outros campos, como na reabilitação motora, fortalecimento da memória e no desenvolvimento de habilidades emocionais.
O princípio orientador dessa disciplina é a visão holística de cada paciente, compreendendo como fatores físicos, emocionais e cognitivos se influenciam mutuamente. Sendo assim, um tratamento focado em atividades motoras também pode ter um impacto no estado emocional do paciente, e vice-versa.
Onde atua o profissional da Psicomotricidade?
Um psicólogo com essa especialidade tem várias possibilidades de atuação profissional. Veja aqui alguns dos principais espaços e como é o trabalho realizado em cada um deles.
Educação
Sem dúvida, a aplicação mais comum da Psicomotricidade é no desenvolvimento cognitivo, algo que começa desde os primeiros meses e progride ao longo de toda a vida. E esses estágios iniciais são cruciais para o desenvolvimento de certas habilidades, como coordenação motora fina, raciocínio lógico e comunicação verbal.
Nesse caso, o psicólogo atua em instituições de ensino, desenvolvendo atividades que contribuam com esse desenvolvimento, além de avaliar a necessidade de cada criança. É um trabalho longitudinal, ou seja, ele ocorre ao longo dos anos de ensino e seus resultados tendem a ser incrementais, com melhorias pequenas ao longo do tempo.
Por exemplo, logo a partir dos 4 meses de vida a criança já pode ser estimulada a desenvolver sua autoimagem sendo colocada na frente do espelho. Entre os 7 meses e os 3 anos, são introduzidos brinquedos e atividades que exercitam a coordenação motora fina, os quais ficam progressivamente mais complexos de acordo com seu avanço.
Tratamento clínico
Clínicas médicas, especialmente aquelas que lidam com internações, têm vários pacientes que ficam parados por longos períodos de tempo. Como resultado, muitos deles acabam perdendo parte da mobilidade, têm mais dificuldade para tomar decisões ou organizar seus pensamentos no dia a dia.
Justamente por esses casos serem relativamente comuns, é comum encontrar um psicólogo especializado em Psicomotricidade em instituições como hospitais e casas de repouso. Com sua assistência, os pacientes realizam procedimentos para recuperar sua mobilidade e fortalecer suas faculdades mentais. Algo necessário para promover seu bem-estar.
Empresas
A Psicomotricidade também pode ter uma função importante nos espaços corporativos, onde a qualidade das relações interpessoais impacta diretamente no bem-estar dos colaboradores. E o bem-estar é também um fator de peso para determinar a produtividade de uma equipe. Por isso, vários empreendimentos investem em trabalhos de Psicomotria Relacional.
Como o nome diz, esses são exercícios usados para trabalhar o aspecto emocional e relacional da equipe em primeiro lugar. Isso inclui seus sentimentos em relação ao ambiente de trabalho e seus colegas, assim como habilidades sociais que possam impactar nessa relação.
Esses processos podem ser realizados de forma coletiva ou individual. A ideia é trabalhar o autoconhecimento, inteligência emocional e como construir relações mais saudáveis dentro do espaço de trabalho.
Conte com a Anhanguera na sua formação!
Como você pode ver, entender o que é Psicomotricidade abre uma série de caminhos e carreiras dentro da psicologia. Justamente por ser uma área que se baseia numa visão holística do paciente, ela tende a incluir diversos campos de conhecimento, o que diversifica suas habilidades.
Se este é um caminho do seu interesse, então não deixe de contar com a Anhanguera! Nossos excelentes professores e metodologia de ensino em constante evolução vão preparar você para o mercado, tanto com a teoria quanto com a prática.
Já tomou sua decisão? Então inscreva-se no vestibular online Anhanguera e dê os primeiros passos em direção à melhor formação para sua carreira.
Redator por vocação. A experiência em contar histórias também é um diferencial e uma forma de enriquecer toda a trajetória na escrita. Para isso, tudo contribui: meu gosto por leitura, games e conversas, principalmente. Com formação em Psicologia, tenho muita experiência em escrever sobre temas relacionados à saúde e bem estar.