Você já pensou em atuar na área da saúde? Esse campo é considerado um dos mais importantes, já que, quando ele entra em colapso, todos os outros setores sofrem. Nesse sentido, muitas pessoas desejam atuar como auxiliares de Enfermagem.
Apesar de o profissional poder exercer diversas funções em sua rotina de trabalho, existem algumas atividades que o auxiliar de enfermagem não pode fazer. Por isso, é importante ficar atento a esse aspecto para exercer a profissão conforme a legislação.
Neste post, você entenderá o que o auxiliar de Enfermagem não pode fazer. Confira!
O que é o auxiliar de Enfermagem?
Antes de falarmos sobre as tarefas que o auxiliar de Enfermagem não pode fazer, vamos conhecer mais sobre a profissão. De modo geral, existem três profissionais ligados à área: o técnico, o enfermeiro e o auxiliar.
Por conta do tempo menor de curso, este último tem uma atuação que o prepara para realizar procedimentos técnicos que são menos complexos que os que são executados pelos outros grupos.
Cabe a ele realizar a alimentação dos pacientes, a sua higienização, fazer a manutenção de curativos, entre outras atividades. Para trabalhar como auxiliar, é necessário ter um curso profissionalizante, que dura cerca de 15 meses. Não é necessário estar com o ensino médio completo, mas sim cursando a partir do segundo ano.
O que o auxiliar de Enfermagem não pode fazer?
O papel do auxiliar de Enfermagem é muito importante no cuidado e suporte aos pacientes e à equipe de saúde. Contudo, existem algumas atividades que geralmente não são permitidas por conta da limitação da sua formação e competência.
Confira, abaixo, o que o auxiliar de Enfermagem não pode fazer!
Prescrição de medicamentos
Auxiliares de Enfermagem não têm autoridade para prescrever medicamentos. Essa é uma responsabilidade exclusiva de médicos e, em alguns casos, enfermeiros devidamente qualificados.
Diagnóstico médico
A avaliação diagnóstica e a determinação de planos de tratamento são tarefas que cabem aos médicos e enfermeiros com treinamento avançado em diagnóstico.
Procedimentos invasivos
Procedimentos invasivos, como inserção de cateteres venosos centrais, colocação de tubos de ventilação e realização de biópsias, geralmente estão fora do escopo de prática de auxiliares de Enfermagem.
Avaliação clínica avançada
Avaliações clínicas que envolvem a interpretação de sinais vitais complexos, diagnóstico de condições clínicas complicadas e tomada de decisões médicas são realizadas por profissionais de saúde mais qualificados.
Assinatura de documentos legais
Documentos legais, como atestados médicos, declarações de óbito, prescrições médicas, devem ser assinados por profissionais autorizados, como médicos ou enfermeiros.
Interpretação de exames
A interpretação de exames avançados, como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas, é geralmente realizada por radiologistas ou outros especialistas.
Veja também: Se você está gostando do post sobre o Auxiliar de Enfermagem, assista também ao vídeo que preparamos respondendo se após o curso de auxiliar de enfermagem, é preciso fazer os 5 anos de graduação. Não deixe de conferir!
Qual é a diferença entre auxiliar de Enfermagem e enfermeiro?
O auxiliar de Enfermagem é responsável por realizar procedimentos de saúde mais simples. Como você viu, o profissional auxilia na limpeza dos pacientes, esteriliza aparelhos, repõe curativos, aplica vacinas etc.
Por outro lado, o enfermeiro fornece cuidados e assistência aos pacientes, promovendo a saúde, prevenindo doenças e auxiliando na recuperação das pessoas. Além disso, os profissionais colaboram com outros especialistas de saúde, como médicos, assistentes sociais e fisioterapeutas, para garantir uma abordagem multidisciplinar no cuidado dos pacientes.
Qual é a importância do curso superior em Enfermagem?
O diploma de ensino superior permite melhores condições de empregabilidade. O enfermeiro com graduação pode cuidar diretamente dos pacientes, dirigir equipes de auxiliares e técnicos de Enfermagem, atuar no setor de pesquisa ou até na área acadêmica como professor.
Além disso, o profissional tem mais liberdade para atuar no tratamento das pessoas. Aliás, em alguns casos emergenciais, ele pode tomar decisões ao lado do médico. Veja outras vantagens do Bacharelado em Enfermagem:
- melhores salários: enfermeiros graduados podem receber um salário de R$ 3.857,16*. Por sua vez, um auxiliar de enfermagem ganha cerca de R$ 2.058,54*;
- vagas de nível superior em concursos públicos: enfermeiros graduados podem concorrer a concursos públicos em estados, prefeituras e órgãos de saúde do governo federal. Nesse sentido, o aprovado ganha estabilidade, e os vencimentos acumulam diversos benefícios, como gratificações;
- chances de trabalho mais vantajosas na iniciativa privada: a graduação autoriza o exercício da profissão em cargos de chefia. Além disso, no mercado há poucos profissionais com diploma na comparação com os auxiliares.
Invista na sua formação superior!
Agora que você já sabe o que o auxiliar de Enfermagem não pode fazer, saiba que, para conquistar as melhores vagas do mercado e receber salários atrativos, é importante investir na formação superior.
Nesse caso, você pode fazer a graduação em Enfermagem na Anhanguera! Os nossos alunos são preparados para o mercado de trabalho e contam com professores especialistas, mestres e doutores experientes durante as aulas.
Além disso, temos bolsas de estudos, formas de ingresso facilitadas e grade curricular atualizada com frequência!
Não perca mais tempo e faça o seu ensino superior. Inscreva-se no vestibular de Enfermagem da Anhanguera e saia na frente!
*Sujeito a alterações
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.