Você sabia que, além de trabalhar em clínicas e hospitais, o fisioterapeuta também pode desempenhar as suas funções em empresas de diferentes portes? Isso mesmo! Afinal, ninguém gosta — ou muitas vezes nem consegue trabalhar com dor.
Nesse sentido, entra em cena o fisioterapeuta do trabalho, profissional que realiza ações em prol da saúde dos colaboradores. Assim, ele é importante para reforçar as medidas preventivas na companhia.
Neste post, você entenderá o que faz um fisioterapeuta do trabalho em sua rotina de atuação. Acompanhe!
O que faz um fisioterapeuta do trabalho?
A Fisioterapia do Trabalho é uma área que previne e trata doenças relacionadas às atividades laborais. Em muitas empresas, as lesões são as principais causas de afastamento do trabalho.
Isso mostra como é importante a Fisioterapia do Trabalho na prevenção e no tratamento de colaboradores com dores. O profissional do ramo é responsável por manter a saúde do trabalhador em dia, auxiliando a diminuir os afastamentos e melhorando a produtividade.
Confira, abaixo, as principais funções desempenhadas pelo fisioterapeuta do trabalho!
1. Realiza avaliação ergonômica
O fisioterapeuta do trabalho é responsável por realizar avaliações ergonômicas nos locais de trabalho para identificar possíveis riscos que podem levar a lesões musculoesqueléticas.
Para isso, o profissional deve verificar a disposição dos móveis, equipamentos e postos de trabalho em relação à ergonomia para minimizar posturas inadequadas e esforços repetitivos.
2. Realiza exames demissionais e admissionais
Nas questões administrativas, o fisioterapeuta do trabalho tem como função cuidar dos exames demissionais e admissionais da empresa. Essa questão ajuda a evitar diversos problemas, como ações trabalhistas.
Isso significa que o profissional avalia se o colaborador que é contratado tem problemas de saúde ou se adquiriu durante a sua permanência na companhia. Além disso, é possível fornecer orientações ao novo funcionário sobre boas práticas ergonômicas, posturas corretas etc.
Esse processo é muito importante, principalmente em trabalhos que envolvem movimentos repetitivos ou esforços físicos intensos. Ademais, no momento da demissão, o fisioterapeuta pode fornecer um relatório para a empresa, destacando as condições físicas do trabalhador.
3. Propõe atividades contra acidentes de trabalho
O fisioterapeuta do trabalho também cuida da ergonomia dos funcionários no ambiente laboral. Assim, ele estuda a relação entre os equipamentos e o colaborador, desde aspectos organizacionais até ambientais.
O profissional também pode ministrar treinamentos sobre as práticas ergonômicas adequadas. Isso inclui orientações sobre posturas corretas, técnicas de levantamento seguro, ajustes de equipamentos, entre outros.
4. Realiza atividades terapêuticas
Mesmo com prevenção, os problemas laborais podem surgir. Logo, uma das funções do fisioterapeuta do trabalho é realizar atividades terapêuticas em funcionários que apresentam problemas musculares ou esqueléticos.
Algumas delas incluem a aplicação de técnicas de terapia manual, como massagens, mobilizações articulares e liberações miofasciais para aliviar dores, melhorar a circulação e restaurar a mobilidade. Os profissionais também pode prescrever exercícios personalizados que visam fortalecer músculos, alongá-los e melhorar a estabilidade das articulações.
Aliás, esse trabalho pode ser feito por um fisioterapeuta dentro da empresa ou terceirizado.
5. Previne desconfortos nas atividades laborais
Seja carregando peso ou sentado por horas na frente do computador, a atividade laboral pode trazer desconfortos esqueléticos e musculares. Nesse sentido, o fisioterapeuta do trabalho previne esses incômodos com orientações de ergonomia e técnicas como massagens, exercícios e outros meios.
Como está o mercado de trabalho para o fisioterapeuta do trabalho?
Se você pretende seguir na área da Fisioterapia do Trabalho, saiba que esse campo está em alta, já que a saúde dos trabalhadores tem se tornado uma grande preocupação nas empresas. Os profissionais podem atuar em qualquer corporação que priorize o cuidado com a saúde do funcionário.
De modo geral, eles atendem os pacientes de uma a duas vezes por semana, mas existem companhias que reduzem a frequência. Ademais, em muitos casos, esse trabalho é terceirizado, ou seja, os fisioterapeutas não são um funcionário da instituição a que prestam atendimento.
Nas empresas, os profissionais utilizam diversas técnicas para melhorar a saúde do trabalhador, como:
- laudos ergonômicos;
- exames periódicos;
- ginástica laboral;
- ergonomia;
- prevenção de lesões ocupacionais.
Qual é a importância da Fisioterapia do Trabalho?
A Fisioterapia do Trabalho é uma área importante para resgatar, promover, prevenir e manter a saúde ocupacional. É bom ressaltar que a qualidade de vida, o bem-estar e a segurança no ambiente de trabalho são essenciais para a produtividade.
Algumas das vantagens desse ramo são:
- aumento da produtividade;
- melhora da postura corporal;
- tratamento e prevenção de doenças ocupacionais.
Agora é com você!
Agora que você já sabe o que faz um fisioterapeuta do trabalho, já pensou em seguir carreira nessa área? Então saiba que o primeiro passo consiste em fazer o curso de Fisioterapia em uma faculdade conceituada e renomada no mercado.
Na Anhanguera, você terá acesso a um ensino completo e de excelência, com aulas em laboratórios de ponta e bem equipados. Além disso, temos um corpo docente preparado para auxiliá-lo a conquistar os seus sonhos!
Não perca mais tempo. Inscreva-se no vestibular de Fisioterapia da Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.