Quais são as áreas da medicina? Conheça as reconhecidas.

medic

Ser um médico de sucesso é o sonho de muitas pessoas. Não à toa, essa é uma carreira bastante concorrida em vestibulares de todo o país, exigindo preparo. Contudo, após a conquista do diploma, é possível atuar em um mercado de trabalho aquecido e repleto de oportunidades.

Nesse sentido, você sabe quais são as principais áreas da Medicina? Uma das vantagens da profissão é que existem diversos campos interessantes. Por isso, vale a pena saber quais são as suas características.

Acompanhe a leitura e veja quais são as principais áreas da Medicina!

Oncologia

A área da Oncologia é responsável pela identificação, tratamento e prevenção dos variados tipos de câncer que afetam a população. Nesse sentido, o oncologista é um profissional indispensável, especialmente em um cenário desafiador.

Esse especialista conta com conhecimentos profundos sobre os diferentes tipos de câncer e está preparado para enfrentar os desafios complexos que essa doença apresenta. A sua atuação vai além do tratamento direto, abrangendo a identificação precoce da condição, o desenvolvimento de protocolos de tratamento personalizados e a prevenção eficaz.

Assim, essa área é muito importante e pode ajudar, até mesmo, na descoberta de medicamentos, procedimentos e protocolos que garantam uma maior sobrevida — e, claro, qualidade de vida às pessoas que sofrem com essa doença perigosa.

Infectologia

A Infectologia é uma área da Medicina que abrange o estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças infecciosas causadas por protozoários, fungos, bactérias e vírus. Nesse caso, o infectologista investiga as interações entre agentes infecciosos (parasitas) e os seus hospedeiros.

Isso envolve compreender como os microrganismos invadem o organismo humano, replicam-se e desencadeiam respostas imunológicas. Além disso, diferentemente de algumas especialidades médicas que se concentram em sistemas ou órgãos específicos, a Infectologia adota uma abordagem holística.

Assim, o infectologista considera o paciente como um todo, considerando fatores epidemiológicos, histórico médico, estilo de vida e outros aspectos que podem influenciar a suscetibilidade e a evolução da doença.

Ginecologia e Obstetrícia

Os avanços nos direitos das mulheres refletem uma transformação na sociedade, destacando a importância de atender às necessidades específicas relacionadas à saúde feminina.

O aumento do empoderamento e da consciência das mulheres sobre a sua própria saúde impulsionou a demanda por profissionais especializados em Ginecologia e Obstetrícia. Os especialistas dessas áreas desempenham um papel essencial no acompanhamento da saúde ginecológica da mulher.

gineco
O ginecologista cuida da saúde e do bem-estar das mulheres, especialmente do sistema reprodutivo. Fonte: Shutterstock.

Isso inclui a realização de exames de rotina, diagnóstico e tratamento de doenças ginecológicas, além de orientação sobre métodos contraceptivos. Na área obstétrica, os profissionais oferecem suporte durante a gestação, realizando exames pré-natais, monitorando a saúde fetal e orientando as futuras mães.

Esse acompanhamento visa garantir uma gestação saudável e o parto seguro.

Psiquiatria

A Psiquiatria é uma especialidade médica fundamental, concentrada no tratamento e manejo dos transtornos mentais, visando a redução dos sintomas e aprimoramento da qualidade de vida da pessoa. O psiquiatra é capacitado para prescrever medicamentos direcionados ao tratamento de diversas condições.

Logo, o foco principal da Psiquiatria é abordar os transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtornos bipolares, esquizofrenia, entre outros. O psiquiatra utiliza os seus conhecimentos para diagnosticar, propor intervenções terapêuticas e monitorar a evolução do paciente ao longo do tratamento.

Além da prescrição de medicamentos, muitos psiquiatras oferecem terapia psiquiátrica. Essa abordagem combina a expertise médica com técnicas terapêuticas, proporcionando aos pacientes um suporte holístico no enfrentamento de seus desafios mentais.

Dermatologia

A Dermatologia é uma área responsável pelo tratamento, prevenção e diagnóstico de condições relacionadas à pele, unhas, cabelo, mucosas e pelos. Um dos campos de atuação marcantes é a manutenção da saúde e beleza da pele.

Nesse caso, o dermatologista oferece procedimentos estéticos, como peelings, laserterapia e preenchimentos, contribuindo para melhorar a textura e aparência da pele. Além dela, o profissional é habilitado para lidar com problemas nas mucosas, como as áreas genitais, língua, gengiva, lábios e boca.

Alguns exemplos são o tratamento de doenças venéreas ou sexualmente transmissíveis, ampliando o espectro de atuação desse profissional.

Cardiologia

A área da Cardiologia engloba tanto o cirurgião cardiotorácico quanto o cardiologista clínico. Ambos desempenham papéis fundamentais diante do aumento de problemas cardiovasculares no Brasil, em que a obesidade e as doenças cardíacas são preocupações crescentes e a principal causa de óbitos no país.

Além de realizar o tratamento de doenças, a Cardiologia concentra esforços na prevenção de problemas que afetam o coração. Os cardiologistas são responsáveis por orientar os pacientes sobre hábitos de vida saudáveis, controle de fatores de risco, como hipertensão e diabetes, e implementação de estratégias preventivas.

Já o cirurgião cardiotorácico é responsável pela intervenção cirúrgica para corrigir anomalias cardíacas. Ele realiza procedimentos como cirurgias de revascularização coronariana, correção de válvulas cardíacas e transplantes, contribuindo para a recuperação e qualidade de vida dos pacientes.

Oftalmologia

Por fim, outra área da Medicina bastante comum é a Oftalmologia. Ela é voltada ao tratamento, diagnóstico e pesquisa de doenças relacionadas à visão e aos olhos.

oftalmo
O oftalmologista trata de doenças e condições relacionadas aos olhos. Fonte: Shutterstock.

Uma das características da Oftalmologia é a realização de cirurgias oculares. O oftalmologista pode conduzir intervenções cirúrgicas para corrigir condições como catarata, correção refrativa, transplante de córnea e outras cirurgias que visam restaurar ou melhorar a visão.

Leia também:

Faça já o curso de Medicina!

Agora que você já conhece as áreas da Medicina, percebeu que existem diferentes oportunidades profissionais? Para conquistar as melhores vagas do mercado e se destacar na carreira, saiba que o primeiro passo é fazer o curso de Medicina em uma instituição qualificada.

Se você pretende cursar Medicina no estado da Bahia, escolha entre a unidade de Eunápolis da Pitágoras ou a de Lauro de Freitas da UNIME.

No estado do Maranhão, você encontra disponível o curso de Medicina de referência na região, nas unidades de Bacabal e Codó da Pitágoras.

Você também pode escolher entre mais duas opções de referência para o curso de Medicina: a unidade de Cuiabá da UNIC no estado do Mato Grosso, e a unidade de Campo Grande da Uniderp, no Mato Grosso do Sul.

Em todas elas, os alunos têm aulas práticas em laboratórios de ponta e completos. Além disso, temos formas de ingresso facilitadas, bolsas de estudos e infraestrutura de qualidade.

Não perca mais tempo. Inscreva-se no vestibular de Medicina e saia na frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima